Vinagre: da cozinha para a farmácia.

Sua fórmula contém dezenas de moléculas que, juntas ajudam a manter a saúde. Bastam 2 colheres de sopa por dia no tempero ou na água. Há mais de 5 mil anos o vinagre é usado na cozinha dos quatro cantos do mundo. Também é milenar a sua história como ingrediente de remédios caseiros para evitar ou mesmo tratar diferentes males .

Nem todos os milagres, entretanto foram comprovados cientificamente. Estudos americanos com ratos comprovaram que a incidencia de câncer no intestino ficou em menos de 27% para os ratos que se incluiu uma dieta de água com gotas de vingre diluídas (equivalente a 2 colheres de sopa do ingrediente para humanos).

A suspeita dos cientistas é de que a pectina- uma fibra solúvel encontrada tanto na maça quanto no vinagre feito a partir da fruta-seria a responsável por esse efeito protetor.Desconfiam também que a absorção desse componente seja maior na forma de vinagre que simplesmente comer a maçã.

O QUE ELE TEM DE ESPECIAL


-Contém 20 mineirais num equilíbrio considerado perfeito;

-Na fermentação, formam-se mais vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos;

-Na sua produção é extraída uma subtância das fibras,o metilsulfonil-metano.

Ele ajuda a regular o intestino;

Dos caroços é liberado o reveratro, um antioxidante que combate as moléculas nocivas de radicais livres. Da polpa sai o picnogenol, que protege as paredes dos vasos;

-Possui boas doses de outro antioxidante, o beta-caroteno;

-Tem a pectina, que ajuda a diminuir a taxa de colesterol no sangue e protege as paredes do intestinais;

-O ácido acético facilita a digestao, favorecendo a absorçao de outros nutrientes da comida. Também ajuda o organismo a curar inflamações em geral.Tem poder desinfetante,por isso pode ser usado em bochechos para tratar gengivites;

-O ácido málico prece retirar impurezas do sangue.E é antisséptico. Fonte: Saúde é vital



Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008