Antônio Ferrari

83 anos de história

Você sabe quem é Antônio Ferrari?
Antônio Ferrari, filho de José Ferrari, é um dos moradores mais antigos do Distrito Barão Geraldo. Nasceu em Valinhos em 1918 mas com apenas dois anos de idade mudou-se com os pais para Barão. De lá pra cá, construiu uma família que hoje conta com seis filhos, nove netos e três bisnetos.
Atualmente, com 83 anos, apesar de ter muita história para contar, este senhor que se tornou uma lenda viva do Distrito, já não tem o mesmo ânimo de antigamente. Segundo sua única filha mulher, Maria Ildes Ferrari Marques, há 11 anos, depois da morte súbita de sua mãe, a depressão tomou conta da vida de Antônio.
Segundo Maria, Antônio foi o primeiro barbeiro do Distrito, função que exerceu durante 40 anos, e Sub-delegado de Barão Geraldo na época em que Barão nem distrito policial tinha. Atuou como Sub-delegado, sem remuneração, durante 27 anos. Nesta época, o pai de Antônio era o proprietário de uma chácara, da qual fazia parte o Convento das Carmelitas e cuidava da Capela de Santa Isabel. Mais tarde, esta chácara foi divida em dez menores das quais algumas foram vendidas e outras foram distribuídas para os filhos. Parte da chácara que ficou para Antônio foi utilizada para a construção da estrada que liga o Distrito a Cosmópolis. No entanto, Maria garante que o pai nunca recebeu qualquer indenização por ter perdido este pedaço de terra para o Município.
Mas foi assim que, além das funções de barbeiro e Sub-delegado, Antônio aprendeu a trabalhar com a terra desde cedo. Plantava em sua pequena chácara e chegou a trabalhar, por mais de 30 anos, na fazenda Rio das Pedras.
Maria cresceu junto com o Distrito. Ela se lembra, até hoje, da inauguração da farmácia Santa Terezinha. "Eu já era mocinha quando a farmácia inaugurou", disse ela.
É por estas e outras que esta família e seus descendentes demonstram sua fidelidade para com o Distrito vivendo todos, em Barão, até hoje.
Juliana Iorio


Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008