Homenagem ao sr. Lázaro de Campos Faria

Na data em que se comemora o 47º aniversário de elevação a Distrito, Barão Geraldo reverencia àqueles que fizeram sua história e, principalmente, os que lutaram para elevar seu nome, fazendo-o conhecido como símbolo do progresso, celeiro da cultura e pesquisa e grande centro médico cirúrgico – tecnológico.

A galeria dos cidadãos até então homenageados conta, agora, com mais um ilustre homem, não pelo renome no saber e pesquisa, mas pela simplicidade, trabalho, perseverança, idealização, honradez

- é o “seo Faria”- conhecido por todos, morador antigo do bairro, representa nosso Distrito em competições esportivas, enriquecendo-o com seus troféus e medalhas, além de posicioná-lo em destaque junto às demais cidades, firmando –o com o merecido respeito.

Lázaro de Campos Faria
Natural de Paulínia, antiga José Paulino, onde nasceu em 31 de janeiro de 1926. Seus pais, Luiz de Campos Faria – Maria Luiza Pires Faria. Ele, então chefe da estação ferroviária da antiga Sorocabana, naquela localidade.
Seguindo a carreira do pai, “seo Faria” entrou para a Sorocabana nos idos de 1946, permanecendo até a extinção da Ferrovia.

Casou-se com da. Luzia Dias Faria, em maio de 1951. O casal teve cinco filhos : Luiz Eduardo, Maria Auxiliadora [ Dorinha ], Lúcia, Edson e Gláucia. No dia 26 de maio completa 50 anos de casamento.

O esporte sempre foi sua atividade de lazer. Em 1953, participou em atletismo dos Jogos Abertos do Interior, representando Campinas, iniciando sua carreira profissional, repleta de conquistas e premiações. Conta hoje, com 230, entre troféus e medalhas.

Morador do distrito desde 1962, participa desde então dos eventos políticos, sociais, religiosos, lutando, incansavelmente ,por melhorias na localidade. Participou de movimentos para linha de ônibus Campinas – Barão, extensão de linhas de ônibus no distrito, maior número de ônibus circulares, iluminação pública, arborização do centro, de praças, instalação de rede de água e esgoto, posto de saúde, e, particularmente, reinvindicou junto ao sr. Secretário de Educação a criação do curso médio no distrito, para atender à clientela escolar local.

Antes de se aposentar como ferroviário, em 1984, desempenhou suas funções de funcionário público junto a diversas repartições, dentre elas, o então Instituto de Educação “ Carlos Gomes “, o Colégio Culto à Ciência, e em Barão Geraldo a E.E. Barão Geraldo de Rezende e E.E. José Pedro de Oliveira.

Sempre esteve envolvido na política local, filiando-se a um partido e lançando-se candidato a vereador.

Hoje, aos 74 anos, com a vitalidade de esportista, participa de maratonas e corridas para orgulhosamente ostentar no peito, o símbolo da vitória.

Parabéns, “seo Faria “! Barão Geraldo o tem como filho e se orgulha muito disso!


Nossos agradecimentos ao prof.Newton e sua esposa Kel sem eles não conseguiríamos prestar essa homenagem.

O Veterano Esportista do Distrito de Barão Geraldo

O esporte é um emplemento que nasce dentro da alma da gente, é igual a uma árvore que é gerada de uma minúscula semente. "Se nós olharmos para trás vemos que tudo é diferente. Ser, querer e poder, são três seres conscientes, não é criatividade de hoje, já existia antigamente, só que era menos precípua e guardada no subconsciente.
Não era por ambição, mas agarrava com unhas e dentes."
Fazer do esporte uma profissão não era sua intenção. Já tinha o seu trabalho, para sua manutenção.
Só gostava do esporte para sua diversão, além de ser condecorado com medalhas de valor, que pudesse administrá-las sob sua proteção.
Este fato aconteceu com uma ilustre figura de Barão Geraldo. Não devemos olhar somente para o futuro, temos que olhar também para o passado."De um jovem de antigamente, foi herói considerado,colecionador de medalhas. Sua idade agora é setenta anos, há quarenta anos atrás ele foi a Bauru,província de nosso estado. Com sua bravura de desportista, defendeu Barão Geraldo."Hoje é lembrado graças aos seus amigos daqui de Barão Geraldo que o amam e adoram. O consideram um herói e , um excelente soldado, defendeu nosso esporte no Brasil e nosso Estado.Foi e é grande nosso esportista,com garra e determinação. É de nossa soberania, pois o esporte no Brasil é de grande valia.
Os jovens daquela época igualam-se aos pracinhas, que morreram lá na guerra, mostrando ao continente que o brasileiro tem garra para defender seu território, sua população, sua gente. Embora sendo pacato, na veia do brasileiro corre sangue bem quente.
O nome deste desportista está escrito na história que ele mesmo gravou na memória.Não é necessário dizer porque foi escrito este alerta, foi um fato verídico deste esportista, este atleta que mora em Barão Geraldo.

Homenagem prestada pelo amigo Manoel Sanches Sória

Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008