História da Escola Estadual de Barão Geraldo de Rezende

A história da atual E.E. BARÃO GERALDO DE REZENDE remonta no ano de l.932, aproximadamente, quando apenas existia o pequeno povoado de Barão Geraldo. A primeira Escola de Barão Geraldo começou nuns bancos improvisados, na antiga Estação da Funilense, que hoje fica próxima ao Terminal Rodoviário de Barão Geraldo. A pequena escolinha foi criada por iniciativa de dona Alzira Alves Aranha, esposa do chefe da estação de Barão Geraldo, Benedito Alves Aranha. Dona Alzira reunia umas crianças neste local para ensinar-lhes as primeiras letras e números. Assim, ainda que precária, passou a funcionar, de maneira mais sistemática, numa sala de propriedade da Família Martins, atrás da antiga igrejinha de Barão Geraldo, próxima ao cruzamento da estrada da Rhodia com a estrada de Ferro Funilense, hoje próximo ao semáforo do Banco Banespa.
Com o crescente número de alunos, outras classes foram criadas e passou para novo local, num prédio do Sr. Benedito Alves Aranha, mais no centro do povoado de Barão Geraldo.
Vinte anos se passaram e a Escola passou a se chamar Grupo Escolar de “Barão Geraldo”, por Decreto Lei de nº 20.052, em 22/08/52. Nessa época, além de Dona Alzira, o corpo docente era composto pelas professoras: Nilce Galhardo, Alaíde Camargo Andrade, Damira Camargo Andrade e Maria de Azevedo Figueiredo.
Com a elevação do povoado a Distrito em 1.953, fez surgir a idéia da construção de um prédio próprio, para melhor acomodar as instalações do Grupo Escolar “Barão Geraldo de Rezende”.
Políticos locais, moradores da região e entidades sindicais se movimentaram em prol desse evento. É de se destacar, entre outras, a figura do Sr. Guido Camargo Penteado Sobrinho, então vereador pela UDN, comerciante e morador da localidade. O Grupo Escolar “Barão Geraldo de Rezende”, uma homenagem ao Barão Geraldo Ribeiro de Souza Rezende antigo proprietário da Fazenda Santa Genebra e falecido em 1º de outubro 1.907, ganha um prédio próprio, construído pela Prefeitura Municipal de Campinas, em um terreno doado por moradores da localidade, onde permanece até a presente data. Em 29 de outubro de l.962, com a instalação do Ginásio Estadual “Barão Geraldo de Rezende, o antigo Grupo Escolar Barão Geraldo de Rezende” se separa e passa a funcionar em um prédio também próprio, exclusivo, construído pelo Governo do Estado de São Paulo, na entrada do Distrito, em um terreno doado pelo proprietário da Fazenda Santa Genebra, Sr. José Pedro de Oliveira.
A partir de l.965, com o falecimento do Sr. José Pedro de Oliveira, o Grupo Escolar passa a denominar G.E. “José Pedro de Oliveira”, como justa homenagem ao ilustre cidadão.
A E.E. “Barão Geraldo de Rezende” existe até hoje em um terreno no ponto central do Distrito de Barão Geraldo, doado pela família Pattaro, precisamente pelos Srs. Luiz e Agostinho Pattaro, que além de doadores, muito trabalharam em prol desta Escola e do Distrito, colaborando de modo efusivo para seu crescimento e progresso.
A comunidade de Barão Geraldo sempre teve uma participação ativa nas programações e na história da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende. Colaborando para o seu crescimento e apoiando as suas atividades Educacionais. Grandes eventos marcaram na lembrança de seus alunos que formavam uma só família, pois a escola se tornava a continuação da casa. A Escola teve professores e funcionários que permaneceram e alguns ainda permanecem, por quase de três décadas.
Com o funcionamento do curso de Segundo Grau, hoje Ensino Médio, os alunos tiveram a oportunidade de continuação de estudos, sem precisarem se locomover para o centro da cidade, poupando tempo e o dinheiro das passagens de ônibus. É de se destacar o empenho do Sr, Lázaro de Campos Faria, antigo e tradicional morador do Bairro, político e colaborador com jornais, que conseguiu a instalação do Segundo Grau na E.E. BARÃO GERALDO DE REZENDE, pessoalmente junto ao Sr. Secretário Estadual da Educação.
Dentre os alunos que passaram pela Escola, a sua maioria se destaca hoje, na sociedade, como profissionais liberais, empresários ou funcionários de grande gabarito em empresas.
A E.E. “BARÃO GERALDO DE REZENDE” traz uma história ímpar no cenário do Distrito. Que seus ex-alunos e a comunidade lutem para cada vez mais para o engrandecimento dessa tradicional ESCOLA PÚBLICA que comemora o seu 40º aniversário oficial de fundação em 29 de outubro 2.002.

Autores: Profª MARIA IMACULADA DA ROCHA MELCHIADES
Prof. NEWTON ANTONIO WIGBERTO DE MATTOS GOBBO

Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008