Distrito de
BARÃO GERALDO

 

Barão Geraldo é o mais populoso distrito de Campinas, com 60 mil habitantes, distribuídos em 190 quilômetros quadrados de área. O crescimento do distrito fundado em 1953 foi estimulado pela implantação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no início da década de 60.

Barão Geraldo surgiu como vilarejo no final do século 19, entre o Rio das Pedras e a Fazenda Santa Genebra, nas terras do barão Geraldo de Resende. Apesar de boa parte da renda do distrito ser proveniente da atividade agrícola, Barão Geraldo abriga importantes centros de pesquisa, oferece mão-de-obra altamente qualificada, serviços e instituições de saúde de alto nível.

Além do Hospital de Clínicas da Unicamp, que reúne unidades importantes como o Caism (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher), o Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) e o Gastrocentro (Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo), em Barão Geraldo também estão instalados o Centro Boldrini, referência nacional no tratamento de câncer infantil, e o Centro de Oncologia Campinas (COC). O distrito também oferece bons restaurantes, bares, lanchonetes e casas noturnas embaladas pelo som do forró.

Banca 24h
Barão Geraldo
Rua Albino José Barbosa de Oliveira, 1.560 (Tilli Center),
Institutos de pesquisa
Campinas é considerada um dos principais centros de desenvolvimento de pesquisas do País. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), fundado em 1887, pesquisa sistemas de produção de mais de 100 tipos de plantas, provenientes de diversas regiões e climas do mundo, que incluem variedades de café, grãos, frutas, vegetais e hortaliças.
http://www.iac.br
O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações foi criado em Campinas em 1976, por decisão da Telebrás, para suprir carências do setor. Em julho de 1998, com a privatização da estatal, o centro tornou-se fundação de direito privado, e tornou-se empresa provedora de soluções tecnológicas, à disposição de empresas interessadas em seu trabalho. Entre os serviços oferecidos pelo CPqD estão treinamento, consultoria, ensaios laboratoriais, serviço de desenvolvimento tecnológico, certificação, laboratórios e redes de telecomunicações.
http://www.cpqd.br
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pesquisa e desenvolve aplicações de sensoriamento remoto e do geoprocessamento para a agricultura e o meio ambiente.O núcleo instalado em Campinas presta assessoria a órgãos governamentais e à iniciativa privada,
http://www.nma.embrapa.br
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fundado em 1969 em Campinas, o Ital o Ital presta assistência a empresas no mercado interno e externo
http://www.ital.org.br
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é um centro pesquisas aberto a cientistas de qualquer nacionalidade e de várias áreas do conhecimento, que podem ter acesso a estações experimentais destinadas a aplicações científicas, tecnológicas e industriais. O principal equipamento disponível no LNLS é a fonte de luz síncrotron, uma das mais poderosas e completas ferramentas científicas existentes para estudar materiais.
http://www.lnls.br
Universidades
UNICAMP
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) concentra 15% da produção científica brasileira e 10% da pós-graduação nacional. Criada em 1965, a universidade oferece 57 cursos de graduação em várias áreas, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e cursos de pós-graduação em 223 áreas de concentração.
O Campus Zeferino Vaz, que leva o nome do fundador, ocupa área de dois milhões de metros quadrados no distrito de Barão Geraldo. Segundo dados de 1999, a Unicamp conta com 10.427 alunos de graduação e 9.998 alunos de pós-graduação, vindos de vários estados brasileiros. O corpo docente reúne cerca de 2 mil professores.
A universidade mantém serviços como bibliotecas, centro de documentação e programas de treinamento, abertos à comunidade.

Saúde
Na área da saúde, a Unicamp oferece atendimentos, programas, projetos e pesquisa. O Hospital de Clínicas é referência nacional em diversos segmentos da área de saúde. Subordinado à Reitoria, o HC está associado à Faculdade de Ciências Médicas para fins de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) é um dos centros mantidos pelo hospital.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), criado em 1985, fornece sangue para Campinas e cidades da região, além de pesquisa e treinamento de recursos humanos na área.
O Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) atua nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia, Oncologia e Neonatologia.
O Gastrocentro (Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo) oferece assistência e pesquisa em gastroenterologia e serviços à comunidade.
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) mantém clínicas de atendimento para tratamento odontológico.
http://www.unicamp.br
PUC-Campinas
A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) foi fundada em 1941, com a criação da primeira unidade,da universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A faculdade foi instalada no antigo casarão na esquina da Rua Marechal Deodoro, no Centro, onde hoje funciona o Prédio Central da PUC-Campinas.
A universidade tem, segundo dados de 1999, 18,8 mil alunos em 38 cursos de graduação, 1,1 mil em 32 cursos de Mestrado, Doutorado, Especialização e Aperfeiçoamento, 1,3 mil professores e 1,1 mil funcionários. Em quase 60 anos de atividades, a PUC-Campinas já formou mais de cem mil alunos. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.
Além do Prédio Central, onde funcionam os institutos de Filosofia e de Psicologia, e as faculdades de Biblioteconomia, Direito, Educação e Odontologia, a universidade mantém outros quatro campi. No Campus 1, instalado na Rodovia Dom Pedro I, funcionam a Reitoria, os institutos de Artes, Comunicação e Turismo, de Ciências Exatas, de Ciências Humanas, de Teologia e Ciências Religiosas e de Informática, as faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, de Educação Física e de Serviço Social, além do curso de Mestrado em Informática.
No Campus 2, na Avenida John Boyd Dunlop, estão o Instituto de Ciências Biológicas e Química e as faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem. Também no Campus 2 funciona o Hospital Celso Pierro, ligado à PUC-Campinas.
No Prédio do Seminário, no Swift, estão a Faculdade de Ciências Tecnológicas e os cursos de mestrado em Biblioteconomia, em Educação, em Filosofia e em Psicologia. O Prédio de Letras, na Rua Barreto Leme, no Centro, abriga o Instituto de Letras.
http://www.puc-campinas.br

Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008