Grupos Teatrais -Seres de Luz

INTEGRANTES: Lily Curcio - Abel Saavedra

Lily, antropóloga, titeriteira e clown; Abel, titeriteiro e clown, começaram, em 1991 estudando e trabalhando em Buenos Aires, junto com artistas do Teatro Municipal General San Martín, no grupo de Teatro de Bonecos “Del Fonógrafo”. O interesse pela linguagem do títere e por suas infinitas possibilidades cresce, até que em 1994, instalados em Búzios, Brasil, formam o grupo Seres de Luz Teatro. Confeccionam seus próprios bonecos de espuma e pesquisam técnicas de manipulação criando assim seu primeiro espetáculo Espalhando Sonhos.

Para cumprir com o objetivo principal de Seres de Luz (levar o teatro ao público onde quer que ele se encontre), o grupo monta uma estrutura que possibilite fazer suas apresentações em todo tipo de espaços, chegando aos lugares onde é quase impossível que uma criança ou um adulto assista a um espetáculo teatral. É assim que Espalhando Sonhos percorre vários Estados do Brasil levando a sua arte para hospitais, favelas, escolas, praças e teatros. Premiações em festivais impulsionam mais ainda o trabalho do grupo, que continua pesquisando entre apresentação e apresentação.

TÍTERE E CLOWN

Em 1996 o contato com LUME- Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais UNICAMP-, foi marcante. Selecionados para fazer o “Retiro de Clown”, descobrem um universo novo e totalmente apaixonante que se converterá, a partir deste momento, numa nova linha de trabalho e de investigação; o grupo percebe que os mundos do clown e do títere são muito parecidos e decidem estudar e investigar este tema, para conseguir desenvolver esse trabalho trasladam-se para Barão Geraldo - Campinas.

As assessorias de clown com Ricardo Puccetti -LUME- e os cursos com a clown Ângela de Castro e a especialista canadense em “Clown através de Mascara”, Sue Morrison, formam parte deste aprofundamento.

1997 é um ano decisivo para o grupo, pois decidem viajar para Londres, a fim de participar dos cursos de clown e bufão na Escola Internacional de Teatro de Philippe Gaulier. A viagem prossegue para Roma, onde trabalham com o grande mestre clown italiano Nani Colombaioni.

Nani Colombaioni, considerado um dos melhores palhaços do mundo é representante da quinta geração da família Colombaioni, cujas origens remontam-se à commedia dell’ arte, foi assessor de Fellini em filmes como La strada e I Clown. Em 1998, Nani dirige em Roma, os dois novos espetáculos do Seres de Luz - Teatro: Pipistrello e O Acrobata; no primeiro, o grupo consegue unir os dois universos: clown e boneco, na figura do protagonista Pipistrello, manipulado por Abel. O segundo é um solo do clown Jasmim - Lily - que revela a sua mais profunda humanidade .

Ambas as peças tiveram sua estréia em Berna - Suíça, em fevereiro de 1998.

Em maio de 1999, Lily Curcio e Abel Saavedra viajaram para Sevilla, Espanha, selecionados para realizar um curso professionalizante com o mestre francés Philippe Genty; apresentaram seus espetáculos no norte de Espanha, Suíça, e na Itália, onde tiveram a oportunidade de trabalhar, durante dois meses, como atores e clowns no circo “Ercolino” de Leris Colombaioni, filho de Nani.

Em novembro de 2000 estrearam seus dois últimos trabalhos:

" Cuando tú no estás" e " A-la-pi-pe-tuá" .

Além de apresentar seus espetáculos teatrais, Seres de Luz - Teatro, ministra workshops e oficinas para atores, bonequeiros e educadores.


Para Maio e Junho do 2001, foram convidados para participar do

IV Festival Internacional de Mimos "Mímame de mimo en mimo" de la ciudad de Medellín - Colombia.

Os espetáculos de Seres de Luz Teatro vem sendo apresentados pelo Brasil e no exterior:

Itália

Espanha

Suíça

Argentina.

Para maiores informações

Seres de Luz Teatro

LILY CURCIO - ABEL SAAVEDRA

Rua João Batista Grigol, 550 -Chácara Belvedere. Barão Geraldo. Campinas. SP

CEP: 13085-813

Tel./fax.: (19) 3287-8169

e-mails: seresdeluzteatro@ieg.com.br

lilycur@ig.com.br

http://www.seresdeluzteatro.hpg.com.br

Todos os direitos reservados à Barão Online -Copyright ©2001-2008