TRABALHO

Você vai à festa?

Os encontros de confraternização em empresas podem render comentários além da conta. Para evitar a famosa cara de tacho do dia seguinte, consultoras de etiqueta dão dicas de como se divertir sem perder pontos por mau comportamento

Rodrigo Maia
rodrigom@rac.com.br
Especial para Metrópole

O ano chega ao fim e é hora de comemorar. Nesta época, muitas empresas realizam as tradicionais festas de confraternização de funcionários. É uma ótima oportunidade para conhecer profissionais de outras áreas, bater papo longe do ambiente de trabalho ou estreitar o relacionamento com a chefia.

Por outro lado, um deslize pode estragar a boa imagem profissional construída ao longo de um ano inteiro e até comprometer o futuro na empresa. Nessas festas, é muito comum que ocorram situações embaraçosas. Quais atitudes devem ser tomadas para evitar a famosa “saia justa” no dia seguinte?

A consultora de imagem e etiqueta Ana Vaz, que também é professora de Moda do Senac, explica que algumas coisas não combinam com eventos profissionais. “Sensualidade, desleixo e álcool em excesso jamais devem ser misturados com trabalho”, diz.

Outra recomendação feita por Ana para essas ocasiões é o bom senso. “Nunca se esqueça de que, mesmo nessas festas, você sempre estará sendo julgado como profissional. A ponderação está acima de tudo. Ter etiqueta e ser elegante é saber se colocar no lugar do próximo”, observa.

Para a consultora de imagem Sabina Donadelli, empatia e discrição estão acima de tudo. “Seja agradável e evite falar de assuntos inconvenientes. Nessas festas, ninguém gosta de ouvir histórias catastróficas ou de doenças”, sugere. Segundo ela, roupas adequadas também ajudam a elevar o conceito na empresa. Sabina recomenda: “Procure um visual alegre, que valorize seu estilo, mas que seja próprio para a situação. Nada de exageros”.

Para não fazer feio na festa de confraternização da empresa, as consultoras Ana Vaz e Sabina Donadelli dão algumas dicas de etiqueta que vão ajudar o profissional a ter um comportamento adequado e até melhorar as relações com a chefia.

ESTEJA ATENTO

Ao receber o convite, ligue para agradecer. Confirme presença (ou informe ausência) mesmo que não seja solicitado. É uma boa ajuda para a organização do evento. Se o convite não mencionar acompanhante, não leve ou então pergunte à organização se pode chegar acompanhado à festa.

Chegue no horário. Se a festa for em local fechado, atrase, se necessário, 15 minutos, no máximo. Num churrasco, a tolerância pode ser um pouco maior.

Quando for apresentar pessoas que trabalhem numa mesma empresa, identifique primeiro quem tiver a maior hierarquia. Por exemplo: Renato (diretor), este é o vendedor Danilo.

É mais profissional que as mulheres se cumprimentem com um aperto de mão. Mas, se já tiverem alguma intimidade, pode ser com um beijo.

REFEIÇÃO

Um dos momentos mais esperados da festa é a refeição. Nesta hora, saiba que piadinhas sem graça são inconvenientes. Se alguém se sentar à ponta da mesa, não banque o engraçadinho e diga: “Ele paga a conta”. Gafes à mesa sempre geram comentários negativos. Evite ser o assunto no dia seguinte.

Na hora da refeição, não seja o primeiro a se servir. Espere pelo “alto escalão” da empresa. Não se afobe, pois a comida não vai fugir de você.

Para as mulheres: limpe a boca de maneira suave antes da bebida. Isso evita que marcas de batom fiquem no copo.

Se o evento tiver guardanapo de pano, coloque-o no colo. Ao término da refeição, deixe-o do lado esquerdo do prato.

Ainda na mesa, jamais utilize palito de dente.

Se precisar ir ao banheiro, não diga “vou ao toalete” ou “vou ao WC”. Simplesmente peça licença e diga “já volto”.

Não se comporte como se estivesse na última festa de sua vida. Lembre-se de que mesmo sendo uma confraternização, você ainda está no ambiente de trabalho.

Evite falar mal de chefes, de colegas ou da organização do evento.

Muito cuidado com bebidas alcoólicas. Ficar bêbado demonstra falta de controle. Se você não está acostumado a beber, lembre-se de que esta festa não é a melhor oportunidade para se iniciar.

Se algum amigo próximo ficar bêbado e estiver incomodando os outros participantes, tente ajudá-lo. Ofereça um café ou, se for o caso, leve-o para casa.

Finja que não ouviu um comentário a seu respeito. Se não gostar, deixe para resolver a questão num outro dia, em particular.

Se quiser dar um presente para o chefe, convide toda a equipe para isso. E, mesmo comprando em grupo, não exagere na escolha.

AMIGO-SECRETO

A brincadeira mais tradicional das festas de fim de ano também é o momento em que se deve ter muita atenção. Qualquer deslize no quesito “discrição” pode acarretar mal-estar entre os participantes. Evite também fazer comentários negativos a respeito de seu amigo-oculto para os colegas.

Presentes inusitados estão vetados. Procure verificar o que seu amigo-secreto pediu na lista de presentes. Não dê uma panela a quem odeia cozinhar. Tente ser o mais agradável possível.

Cuidado na hora de revelar quem você tirou na brincadeira de amigo-secreto. Seja positivo. Brincadeiras como “meu amigo é nervosinho” ou “meu amigo é muito mais velho do que eu” são inconvenientes para a “vítima”. Tampouco fique reclamando de seu amigo para os outros.

Pense muito bem antes de comprar o presente. Jogos de tabuleiro e livros são opções elegantes. Já perfumes e CDs são muito pessoais, a não ser que a homenageado tenha pedido.

Respeite a faixa de preço. Presente muito acima ou muito abaixo da média sugerida é deselegante.

Se alguém cometer uma gafe, não conte e não relembre. É muito desagradável para o autor ficar reforçando o “fora”.

Na hora da música, é deselegante tirar o sapato para dançar. Tente ir com um calçado confortável.

ROUPAS

Qual roupa vestir para a festa de sua empresa? Aquele vestido longo ou um jeans básico? Fique atento ao local escolhido para a confraternização. Não vá com uma peça formal a um churrasco. Também não é preciso usar roupas que chamem a atenção.

Para essa ocasião, discrição é a palavra-chave. Evite cores chamativas. Deixe sua sensualidade para outros momentos. Lembre-se: bom senso acima de tudo.

Quando o traje não vem especificado no convite, não tenha vergonha de perguntar ao organizador.

Em churrascos, evite usar biquínis muito cavados, do tipo fio dental. Decotes exagerados e roupas curtas chamam a atenção muito além de sua competência, criatividade ou agilidade profissional. Festa de confraternização não é local indicado para isso.

Evite se apresentar com cabelos, barbas e unhas malcuidados. Roupas sujas, manchadas ou malpassadas também devem ser evitadas. Você pode ser visto como alguém que não presta atenção em detalhes e não se importa com qualidade.

Nossas fontes

Ana Vaz, consultora de imagem e professora de Moda do Senac, f. 9714-2040

Sabina Donadelli, consultora de imagem, www.sabinadonadelli.com.br

Coquetéis
Claudia Matarazzo

Um coquetel pode ser uma ótima ocasião para rever os amigos, fazer novos contatos e mesmo trabalhar. Por que não? Afinal, é uma ótima ocasião para se encontrar pessoas em um ambiente descontraído, estreitar relações de negócios e até relaxar depois de um dia duro de trabalho.

· Se o convite indicar que é um “coquetel souper”, isto quer dizer que será servido um prato quente além dos tradicionais salgadinhos. Caso contrário, não hesite em comer alguma coisa antes de sair de casa ou do escritório, ou aproveitar para encontrar alguém e sair para jantar.

· O que dizer, e fazer, depende do tipo do evento. Se for um lançamento de livro ou abertura de mostra de arte um mínimo de informação sobre o autor ou artista em questão é recomendável. Mas não é o caso de expor teses sobre o assunto pois em ocasiões como essas, ninguém está muito disposto a conversas muito profundas.

· Se quiser abordar algum assunto mais sério, relacionado a trabalho, diga apenas que vai ligar para marcar um encontro, etc. Começar uma conversa longa em um momento como esse pode ser contraproducente.

· Coquetéis são informais mas não dispensam que se apresente a pessoa sempre que alguém se junta ao grupo. É infinitamente mais delicado. Com nome e sobrenome. Cargos, estão dispensados, a não ser que seja um evento de trabalho.

· Cartões podem e devem ser trocados em coquetéis. Mas é melhor que isso seja feito no final da conversa ou ao se despedir, e apenas quando sentir que é realmente necessário. Não é o caso de sair pelo salão distribuindo cartões.

· Cuidado para não extrapolar com as bebidas. Justamente por ser informal, as pessoas tendem a se exceder, acabam falando o que não devem e se comportam de forma inconveniente. Cada um conhece o seu limite. Respeite o seu e não se prejudique só para “acompanhar você em mais um”.

· Não dispense os guardanapos tanto no copo, quanto para segurar o salgadinho. Mais desagradável do que apertar uma mão molhada, só mesmo uma mão engordurada. E, por falar em salgadinhos: por mais saborosos que estejam, resista a tentação e pegue apenas um de cada vez.

· Ainda sobre canapés: simplesmente ignore as empadas ou azeitonas assumidas. Por mais delicadamente que você o faça, cuspir caroços é decididamente feio.

· Fuma-se sem problemas, quando permitido. A má notícia é que os cinzeiros, nesses eventos, ficam quase invisíveis. Você não vai pagar o mico de ficar equilibrando cinza na mão! Portanto, localize sempre um cinzeiro antes de acender o cigarro.

 
 
 
 
 


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