EVENTOS

Com que antecedência devemos convidar as pessoas para uma festa ou jantar?
Para reuniões informais, três dias são suficientes;
Para jantares mais íntimos, uma semana e
Para recepções maiores, de quinze dias a três semanas

Com que roupa eu vou?
Revista Metropole

Esporte, passeio, social, black-tie, gala. Com a ajuda de uma consultora de moda, desvendamos o “enigma” dos trajes exigidos nos convites para festas e eventos. Depois disso, você nunca mais vai se perguntar... Com que roupa eu vou?

Renata Freitas
rfreitas@rac.com.br

O convite para aquela festa tão esperada finalmente chegou. Você abre o envelope e logo surge a dúvida: “Como devo me vestir?”. O risco de errar a roupa é grande. Afinal, nem todos os convidados sabem o que significa o traje indicado no convite.

Tantas variações podem parecer coisa de outro mundo: esporte, passeio, social, black-tie, gala... Mas a coisa não é tão complicada quanto parece. “Para vestir-se bem, de acordo com a ocasião, é preciso apenas ter bom senso”, diz Rosmari Zonta, consultora de moda e professora do Senac-Campinas.

Metrópole preparou um guia para ajudar a escolher a roupa certa para cada tipo de evento. E você nunca mais vai se sentir um peixe fora d’água por estar formal demais numa festa que pede traje esporte ou muito despojado num evento que exige uma produção mais elaborada.

ESPORTE

É a mais simples e informal de todas as roupas para festa. Mas isso não significa usar bermuda e tênis

Homem

A ordem é dispensar a gravata e optar por um visual esportivo, mas sem perder a elegância. Calças de brim, sarja ou jeans caem bem nessas ocasiões. Elas podem ser usadas com camisas esportivas de mangas curtas ou longas ou com uma bela camisa pólo, em tecidos rústicos, como o algodão. Sapatos mocassins esportivos ou docksides completam o look.

Mulher

Deve investir em roupas com tecidos simples, como o crepe e o algodão. Pode usar saia, calça comprida ou jeans com top ou túnica. Um vestido leve também é uma boa opção. Se a festa for à noite, pode usar um infalível tubinho preto. No inverno, outra alternativa é um terno esportivo. Sapatos ou sandálias baixas e poucas bijuterias completam o visual, que deve ser leve. Prefira bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. Evite tecidos com brilho e maquiagem pesada.

PASSEIO OU ESPORTE FINO

Antigamente chamado de tennue de ville, este exige um pouco mais de cuidado, mas ainda implica um compromisso informal

Homem

Para festas realizadas até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara (ou de listras finas) e blazer; terno claro ou ainda calça com blazer escuro. A gravata é opcional.

Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. Seja qual for a escolha, a gravata deve estar sempre presente.

Mulher

Os vestidos discretos, como um simples tubinho, são sempre adequados. Prefira os de tecidos leves, como a musseline e o crepe. Outra opção é usar uma pantalona com uma blusa ou ainda um tailleur de calça ou saia. Nos pés, sandálias de salto médio ou plataformas. Bolsas de tamanho menor são indicadas para festas à noite. Complete o visual com jóias discretas. Lembre-se de que, durante o dia, cabelo e maquiagem devem ser mais simples.

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO

Eventos que sugerem essa roupa são mais formais do que os anteriores. Pedem atenção e requinte com a produção

Homem

O traje deve ser traduzido como: terno e gravata, obrigatoriamente. O homem deve optar por terno de padrão único em tom escuro, como azul-marinho, grafite ou risca de giz, com camisa social branca ou azul-clara e gravata com estampa discreta. O colarinho, de preferência, deve ser sem botão.

Mulher

Pode aproveitar a ocasião para usar vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também pode investir em transparências, como a da musseline, e em bordados sutis. Tailleurs são permitidos, desde que sejam de tecido nobre. Para acompanhar o look, xales, echarpes e casaquinhos, calçados de saltos altos e bolsas pequenas. Capriche no cabelo e na maquiagem.

BLACK-TIE, HABILLÉE (PARA AS MULHERES), TENNUE DE SOIRÉE OU RIGOR

Ocasião que é sinônimo de glamour, requer um visual sofisticado

Homem

Deve ir de smoking. A camisa é branca com pregas, gravata borboleta e faixa, sempre preta. Quem optar por alugar o traje, deve observar se o tecido está em boas condições. Sapatos pretos com verniz.

Mulher

O vestido é o traje mais apropriado para a ocasião.

Ele pode ser curto ou longo e deve ter detalhes como uma fenda ou um decote mais pronunciado. O tecido deve ser nobre, como a seda, a renda, a casimira e o tafetá. Complete o visual com echarpe ou estola, jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Capriche na maquiagem e nos cabelos presos num belo penteado.

GALA

O mais exigente de todos. Os convidados devem se vestir com elegância e muita sofisticação

Homem

A casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) é o traje adequado para festas de gala. Gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas para cima. Sapato social preto, sem cadarço. Também deve-se observar o cuidado com o tecido, caso a roupa seja alugada.

Mulher

Vestido sempre longo, abaixo do tornozelo, é o traje recomendado para elas. Jamais devem vestir calça ou conjunto de saia e blusa. Os tecidos devem ser nobres, como a seda e a renda. Os bordados também casam com a ocasião. Sandálias ou sapatos altos, bolsa pequena e jóias completam o look. Cabelo e maquiagem devem estar impecáveis.

Consultores à disposição

A falta de conhecimento sobre o tipo de roupa que determinadas ocasiões pedem é bastante comum. As lojas costumam contratar profissionais especializados em assessorar o cliente na hora de escolher a roupa certa para todas as festas.

Segundo Gabriela Fernandes, proprietária da Gabriela Fernandes Studio, as pessoas geralmente não sabem o que usar e, por isso, acabam pecando pelo excesso. Para festas formais, ela lembra que o vestido é sempre a opção mais adequada, mas o jeans também é permitido em algumas circunstâncias. “Com uma calça jeans bacana e uma blusa bordada, a mulher está muito bem-vestida para uma festa numa boate”, exemplifica.

Na opinião do gerente da Veritá, Luiz Henrique Dias Martins, as pessoas estão muito presas a velhos conceitos de moda. “Hoje, a proposta é de uma moda mais versátil”, diz. Segundo ele, é preciso observar o papel que o convidado terá na festa e buscar uma roupa adequada à sua personalidade. “O importante é ter estilo”, observa.

Entre os homens, a dificuldade de escolher a roupa certa é ainda maior, de acordo com o supervisor comercial da loja masculina Aramis, Lauro Gonçalves. “Os homens têm muitas dúvidas quando chegam à loja”, afirma. A partir de informações básicas como local, horário e tipo de festa, os atendentes auxiliam o cliente na composição do visual.

Mas ele avisa: os padrões atuais são outros. Com uma boa calça jeans, um belo paletó e um sapato sofisticado, o homem moderno está bem-vestido. “É a proposta do novo jovem executivo”, diz Gonçalves.

Diante do espelho

Antes do evento, procure informar-se sobre o ambiente da festa para evitar comparecer vestido de forma inadequada.

As mulheres não devem usar sapatos e bolsas da mesma cor da roupa. Hoje, esses acessórios podem combinar entre si, mas devem ter cores diferentes das do traje.

Cuidado para não se exceder nas jóias e bijuterias. Em caso de dúvida, prefira acessórios mais discretos, especialmente se usar vestidos com bordados.

Use meias finas nas festas mais formais.

Em festas diurnas, cabelo e maquiagem devem ser bastante simples.

Opte por roupas com cores claras e sem brilho, para eventos antes das 18h.

Abotoe o paletó de cima para baixo. O botão que pode ficar aberto é o último.

A gravata deve cobrir a fivela do cinto.

Fonte: Rosmari Zonta, consultora de moda e professora do Senac-Campinas.


A roupa de trabalho



Xico Gonçalves


Competência é o que interessa, mas o jeito de se vestir soma pontos na carreira. Se você quer ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso. Um guarda-roupa com peças adequadas e de boa qualidade não é vaidade, mas uma ferramenta de trabalho que categoriza o profissional.
Qualquer um pode controlar a aparência em benefício próprio. Encare a roupa de trabalho como uma forma de exibir conceitos e códigos de valores seus e da sua empresa.

A chamada roupa de trabalho é diferente das escolhas para o final de semana ou lazer, onde incluir toques de moda é obrigação. A roupa profissional tem a tarefa de passar o conceito da empresa e um depoimento da pessoa que a esta usando.

Mas nem pense em vestir roupas caretas ou azul-marinho todo o tempo. Conforme dados das empresas de Recursos Humanos de seleção profissional, vestir roupas discretas ou muito tradicionais no trabalho podem vender uma imagem falsa e muito conservadora.

Porém, liberdade significa responsabilidade. Portanto, mesmo com o casual ditando algumas regras na hora de se vestir para trabalhar, o bom senso sempre valoriza o curriculum. Como no ditado romano: ¿A mulher de César não basta ser honesta, mas também parecer honesta¿


Redação Terra


Como se vestir bem após os 40


Xico Gonçalves

Até a década de 1960, existia a moda para a senhora e para a juventude. Quem ousasse desrespeitar este conceito acabava mal vista. Na moda atual não existe preconceito com a idade, mas com o tamanho e ambiente.
O que define o que pode ou não ser ideal para cada idade leva em consideração o tipo de corpo e atividade social e profissional. Porem exageros ou extravagâncias muitas vezes comprometem até quem tem 18 anos. Vestir a última moda em qualquer idade exige cuidados, especialmente para quem já passou dos quarenta.

É possível criar um estilo pessoal misturando o clássico com o inovador de uma maneira discreta e elegante.
Não existe moda específica para as mulheres de meia-idade. O que define o que usar é o corpo. Mulheres magras poderão adotar novidades, adaptando-as ao seu tipo de vida e silhueta. Quem está fora de forma pode optar por um estilo de vestir mais tradicional e ousar nos acessórios. Mas em todas as estações existem itens ou cores que podem diminuir ou aumentar visualmente a aparência dos anos de vida.

Com a idade chegando o ideal é trocar o estilo clássico e sofisticado por propostas casuais e mais esportivas.
Ser jovem de espírito ajuda a manter a aparência, mas a maneira de vestir colabora muito mais. Quem quiser aparentar menos idade, deve entender que mais do que seguir as tendências de moda é fundamental confiar no próprio estilo.

Pernas maravilhosas em qualquer idade

Para conseguir pernas esculturais, vista primeiro uma meia calça cor da pele e por cima meias pretas. O resultado é excelente.


Redação Terra

A ocasião determina o traje


Xico Gonçalves

Eventos formais durante o dia
Casamentos, almoço festivo e batizado com festa pedem roupas sóbrias, sem brilhos ou bordados desnecessários. Mesmo que a moda esteja um brilho só, evite o exagero. Aposte em um vestido e casaco coordenado, um costume, saia e blusa. Evite calças compridas se tem papel principal na cerimônia.


Festas de empresa à noite
Use roupas sóbrias, sem ser formal em coquetéis e festas envolvendo pessoas da empresa que trabalha. Seja coerente com o estilo pessoal. Se trabalha vestindo clássico o ano todo, não encarne a deusa sexy por uma noite. Vai parecer forçado e fora de ambiente. Não tente parecer mais luxuosa que os demais. Pega mal e fica cafona. Um conjunto com calças, costume, vestido ou saia e blusa é suficiente. Use acessórios com classe, sem exagerar.


Formatura
Roupas sociais, sem brilhos e com um toque casual. A formada veste de acordo com a sofisticação da festa, permitindo bordados e visual mais elaborado em vestidos curtos ou longuinhos (evite longos de gala). Mães e convidadas usam vestidos, macacão, conjunto social de saia ou calças.


Eventos fúnebres
Nem sempre dúvidas com roupas se restringem a acontecimentos felizes. Momentos de dor também devem ser expressos na maneira de vestir. Os amigos da lendária editora da revista norte-americana Vogue, Diana Vreeland vestiram vermelho no seu funeral, pois esta era a sua cor preferida, mas tradicionalmente vermelho não é uma das cores recomendadas.

Trajes escuros ou sóbrios em modelagens do dia-a-dia são solenemente mais indicados. Quanto mais importante for o funeral ou cerimônia em memória de alguém, mais formal deve ser a roupa escolhida. Luto total ou preto não são obrigatórios, mas podem vestir as pessoas da família ou as mais próximas como gesto de tristeza. Evite roupas extravagantes ou insinuantes, maquiagem evidente, brilhos, cores vivas e óculos exagerados.


Redação Terra


Gordinhos e gordinhas

Claudia Matarazzo

No verão todos, ou quase todos, sentem-se na obrigação de exibir corpos malhados, peles bronzeadas, decotes e fendas. Mas um pesadelo para os gordinhos - permanentemente cerceados pelo culto às dietas e privados de um dos maiores prazeres da vida que é comer sem culpa!.

A boa notícia é que atualmente a moda (tanto para os homens quanto a feminina) favorece imensamente quem tem um corpo com proporções generosas.
Neste verão, vocês poderão se vestir rigorosamente na moda e, de quebra, esbanjar sensualidade.

MULHERES:

Blusas - a moda de batas é ideal para quem tem cintura mais grossa. Use e abuse. Em contraponto aos tops e miniblusas, outra tendência oferece blusas mais longas, cobrindo os quadris, sem colar no corpo.
Na medida do possível evite regatas: os tops de alças mais largas e estruturados são igualmente confortáveis e lhe darão um ar mais…bem acabado.

Calças- esqueça as de boca muito largas ou cintura baixa. Atenha-se aos modelos mais retos e aproveite a moda de sapatos de plataforma alta que alongam a silhueta.

Saias - são a grande pedida da gordinha sensual: longas e confeccionadas em tecidos fresquinhos, estão ideais para quem não faz questão de exibir as pernas.

Tecidos- a moda está super colorida e não há motivos para se limitar a pretos e marinhos. Mas, de uma forma geral, prefira os tons mais fechados que emagrecem, assim como estampas menores ou simplesmente os tecidos lisos.

HOMENS

Camisas - Esqueça camisetas regatas. Adote modelos mais largos, de preferência lisos e deixe o charme por conta das cores. Aproveite que o verão deixa todos mais à vontade e use a camiseta para fora da calça sem medo
Camisas fabricadas em tecidos especiais, com cores e estampas divertidas e mangas curtas, são perfeitas para quem sente mais calor.
Camisetas polo - clássicas e uma grande pedida: mais estruturadinhas que as outras, elas vestem melhor os gordinhos.

Calças - substitua seus pares de jeans por modelos em algodão: tem um caimento melhor, são mais frescas e fazem menos volume.

Bermudas e bermudões - ninguém, nem mesmo o craque Fernando de Barros com toda a sua competência para explicar a moda, vai me convencer que bermudões - aqueles batendo no joelho que mais parecem um saco de batatas cortado e amarrado na cintura - são elegantes ou " fashion". Para gordos ou magros.

Se você é gordo e estiver na praia, a beira mar, use um calção de banho para tal.

Já para passear, bermuda, só mesmo se tiver um corte impecável e deixar você com um ar de explorador inglês na África. Do contrário esqueça.

A diferença entre estilo e moda

Claudia Matarazzo

A questão não é estar na moda mas, sentir-se bem.
É sempre possível encontrar pessoas vestidas com as melhores roupas de costureiros famosos e assim mesmo não parecem bonitas e elegantes. Falta alguma coisa: estilo!

Estilo é diferente de moda: vem de dentro para fora. A moda passa e o estilo não. O caminho para encontrar o seu próprio estilo é conhecer e aprender a combinar a sua personalidade com o seu visual.

Lembre-se: um estilo não se compra como a moda, é adquirido através dos anos. E jamais copie o estilo de alguém. É muito importante cada pessoa encontrar o seu.

Eleja uma - ou mais - qualidades em você que lhe agradam e procure valorizá-la sempre. Acrescente a isso um ou dois itens como determinada cor ou acessório e torne-os obrigatórios em sua forma de vestir-se no dia a dia.

Uma vez produzido(a) faça o teste do espelho e do sofá. Se você gostar do que viu no espelho vá em frente e sente-se no sofá: se estiver confortável e você se sentir bem, está no caminho certo.

Se ainda tiver dúvidas, procure enxergar-se através dos olhos dos outros. De preferência a opinião de alguém da família ou um super amigo (a) que lhe conheça bem e fale a verdade !

O essencial de uma pessoa que tem estilo é ser fiel a si mesma. É por isso que ela tem estilo e quem tem assume tudo. Até os seus pontos fracos. Faça dos seus pontos fracos o seu charme - não tente disfarçá-los.

Se dentro da sua personalidade e do seu estilo a preferência é por calça jeans rasgada ou camiseta branca básica, os detalhes farão a diferença entre a elegância casual e um visual desleixado: use sapatos sempre bons e atenção na escolha das bolsas.

Para ser monocromático é preciso muito estilo: tudo de preto pode parecer o zorro e tudo branco baiano em festas de final do ano. Não se esqueça que o estilo é uma espécie de marca registrada. Quem o adota, deve ser fiel a ele por muito tempo. Assim, adote elementos que não "cansem".

Gravatas borboletas, suspensórios e correntes de ouro só se você quiser realmente deixar registrada a sua presença. Por serem muito marcantes é preciso prestar mais atenção a escolha.

A definição das peças é fundamental para acertar qualquer figurino. Portanto é melhor comprar poucas peças boas do que uma porção de saldos na baciada.

Xales, botas e calças de couro de cobra... Enfim, dos pés a cabeça com peças da moda e de grife nem mesmo com muito estilo. Combine algumas peças da moda com o seu próprio guarda-roupa. É o seu estilo !

Paciência: é preciso tempo e autoconhecimento para criar o seu estilo. Finalmente, você não é obrigado (a) a adotar um estilo marcante. Esse pode ser o seu estilo: uma pessoa de personalidade suave que se adapta ao momento e a moda com facilidade.

Etiquetas de Natal

Fui convidado para uma ceia. Devo levar presentes?

Não se sinta na obrigação de levar presente para todo mundo: a avó do namorado, a prima da dona da casa... mas é educado levar presentes para quem você conhece. Você não precisa gastar o que não pode em uma bolsa de grife caríssima. Nessas horas, use o bom senso e o bom gosto! "Mas é claro, se levar presente para o afilhado, compre pelo menos uma lembrancinha para a irmã menor dele", aconselha a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga.

Redação Terra

A anfitriã é a minha sogra. O que eu levo?

Essa caso é delicado: ninguém quer trocar os pés pelas mãos na hora de agradar justo a sogra! A professora de etiqueta Janir Jurado Fraga sugere que, pela personalidade dela, você saberá se um jogo de taças de cristal agradará mais do que uma blusa.

Janir diz ainda que presentes como bolsas, echarpes e flores caem bem em qualquer situação. "Todo mundo precisa de uma bolsa ou gosta de ganhar flores", completa.

Como apresentar os presentes?

Leve as bebidas e sobremesas embrulhadas e diga que a pessoa pode ficar à vontade para servir no mesmo dia ou guardar para tomar ou beber sozinho depois. Até porque seu vinho pode ser muito melhor do que o que está sendo servindo, ou pior - o que pode causar constrangimento.

Redação Terra

Redação Terra

E se eu preferir dar flores?


Se levar flores, não leve buquê. Dê a flor em vaso, porque provavelmente a casa já estará enfeitada com flores e pode ser que a dona da casa não tenha mais um vaso. Se preferir, você pode mandar as flores antes ou depois do jantar. Se você não tem intimidade com a pessoa, pode substituir o cartão com dedicatória pelo seu cartão de visitas. Mas se mandar as flores só depois, o mais indicado é mandar junto um cartão de agradecimento.

Quais são bons presentes para quem me convidou para a ceia?


Alguns presentes são neutros e servem como curingas nessas horas: vinhos, flores, bombons, alguma sobremesa requintada, licor... Se preferir, você pode levar uma lembrancinha mesmo. Isso é ótimo quando você conhece bem o anfitrião e sabe que vai acertar na escolha.

Redação Terra

O que dar para: Amigo-secreto, crianças, sogra e chefe?

Criança:
Deixe a criança feliz, não a mãe dela. Compre brinquedos, claro.

Sogra:
A professora de etiqueta Janir Jurado Fraga aconselha que você tente descobrir mais sobre os gostos dela: se ela gostaria de ganhar algo pra casa, como um jogo de xícaras chinesas, ou se ela preferiria uma blusa, echarpe ou bolsa - que são boas idéias de presentes nesse caso.

Chefe:
O ideal é que todos os funcionários façam uma “vaquinha” e comprem um presente melhor. "Presente caro dado individualmente, nem pensar", sentencia a professora de etiqueta Janir Jurado Fraga. "Assim é que ele não vai aumentar mesmo o seu salário".

Redação Terra

E se eu estiver sem dinheiro para participar do Amigo-secreto?


Antes do sorteio, é importante estipular um valor médio para que todos fiquem satisfeitos. Por exemplo, definir que todos os presentes devem custar de R$20 a R$30. Então, se você estiver sem grana, compre um presente de R$20.

Redação Terra

Moda para o Natal

O que vestir nas festas de Natal?


O Natal geralmente é passado em família, com possíveis escapadas para dançar depois da meia-noite. Isto significa roupas menos elaboradas e acessórios glamourosos. Nunca se peca por estar bem vestido em qualquer situação, especialmente em festas de Natal, mas elegância não significa se encher de bordados ou complementos.

Vestir bem significa usar detalhes bem pensados, ousar num dos elementos da roupa, no acabamento e caimento de um traje, na escolha de acessórios corretos... E, acima de tudo, na roupa adequada ao local e tipo de festa. Veja como ficar superelegante na noite de Natal e as roupas perfeitas para cada ocasião.

Fonte: Xico Gonçalves

Dicas para você ficar superelegante

Tudo o que vestir para uma festa tem que aparentar qualidade. Sentir-se maravilhosa faz parte do processo para estar segura e atraente com a roupa escolhida.

Procure tons que realcem a pele, mas que possam ser usado em outras ocasiões.

No Natal dê uma trégua ao preto. Outras cores também são clássicas, eternas e emagrecedoras como marinho, cinza, bege, tons de azul ou verde, branco, naturais, marrom, vinho e beringela. As vantagens destes tons sóbrios é que nunca cansam o visual, "emagrecem" a silhueta e não denunciam as repetições da roupa.

Peças separadas (saia e blusa, calça e blusa, tailleurs, trajes, conjuntos) permitem mais variações que os vestidos.

Como são usadas poucas vezes, roupas de festa devem ser úteis a muitos climas e com decotes que permitam o uso com paletós ou xales.

Busque modelagens que favoreçam seus pontos fortes. Decote, volume, largura, comprimento, cor e textura do tecido devem ser avaliados.

Aproveite a versatilidade proporcionada pelas roupas sem muitos detalhes. Uma bolsa original ganha mais atenção que um vestido incrementado, com a vantagem que a bolsa pode ser trocada.

Jóias e bijuterias devem ser usadas de acordo com a necessidade do vestido. Os modelos bordados se contentam com os brincos e no máximo um colar discreto. Os de estilo "limpo" podem ir mais fundo, adequando os complementos ao peso e formato físico. Baixinhas e graúdas devem evitar excessos de complementos.

Determine com antecedência tudo o que precisa para vestir na noite de Natal: sapatos, bolsa ou carteira (se não for passar em casa), maquiagem e roupa íntima adequada ao vestido.

Improvisações comprometem o resultado final. Organize tudo que precisa sem deixar nada para a última hora.
Fonte: Xico Gonçalves

Natal entre colegas

Aplique nas festas da empresa, Amigo-secreto ou eventos envolvendo colegas e superiores, as regras que utiliza na roupa profissional. Mais discreta e menos sugestiva, decotada e curta.


Dê preferência para cores neutras em modelagens elegantes, tomando o cuidado para não parecer profissional demais.

Surpreenda com acessório ou complemento super moderno ou colorido.
Fonte: Xico Gonçalves

Natal com a família

Dependendo da intimidade ou importância da festa, a roupa pode variar do casual ao sofisticado.

Independentemente da produção de roupa escolhida, capriche no visual.

Use cabelos, maquiagem e acessórios mais requintados.

Tailleur, vestidos, saias, top ou macacão, trajes com calça em tecidos de qualidade e sem brilho, jóias ou bijuterias discretas.
Fonte: Xico Gonçalves

Natal com amigos

Use vestidos, conjuntos com saias ou terninhos mais sofisticados, sem bordados exagerados.

Tecidos brilhantes são permitidos, mas paetês só para as modernas e em pequenas peças ou bordados.


Use bolsas médias ou pequena e sapatos de salto.

Nem pense em aparecer de vestido de gala. qualidade e sem brilho, jóias ou bijuterias discretas.
Fonte: Xico Gonçalves

Natal sofisticado

Use vestido de coquetel limpo de detalhes, saia longa de cor neutra, pantalonas em seda ou chifon, top ou body em renda ou brilhos, paletós justinhos em tecidos brilhantes ou acetinados usados sobre vestidos, saias ou calças, calças compridas em tecidos preciosas ou bordadas coordenadas com top ou túnica.

Decotes obrigatórios: ombro a ombro, degagê, tomara que caia, costas nuas, alças fininhas e estilo combinação.

Macacões com grandes decotes.

Tecidos leves com estampas florais miúdas e espaçadas ou panos fluidos e transparentes, velados com sobreposição do mesmo tecido, com rendas ou materiais opacos.

Cores claras (tons aquarelados de rosa e azul), metálicas (cinza, prata e gelo) e os tons fortes (turquesa, pink, laranja, vermelho).

Os sapatos e bolsas podem ser dourados, prateados, no tom da roupa, nude (tom de pele) ou preto, lembrando que os modelos precisam ser sociais com preferência para sandálias e saltos altos.

Evite cabelos sofisticados, maquiagens carregadas, overdose de gliter.

A maquiagem também pode utilizar o brilho, mas nada de abusar do make-up.
Fonte: Xico Gonçalves


 

 
 
 
 
 


 Informações sobre comportamento no trabalho.
 
Casamento,
Noivas,
madrinhas,

Internet, as dúvidas mais comuns.

 Festas especiais,
Natal
e
outras.


   
Copyright © 2009 MIKO OU MOUSE
All right reserved