CASAMENTO

A palavra Boda, que significa comemoração, (pronuncia-se "bôda"), é designada para comemorar aniversário de casamento em determinados anos. Aqui no Brasil. é costume dizer Bodas no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas. Eis a relação das comemorações de casamento.

Bodas de Papel 1 ano
Bodas de Algodão 2 anos
Bodas de Frutos/Flores 3 anos
Bodas de Cera 4 anos
Bodas de Madeira ou Ferro 5 anos
Bodas de Açúcar ou Perfume 6 anos
Bodas de Lã 7 anos
Bodas de Papoula ou Bronze 8 anos
Bodas de Vime ou Cerâmica 9 anos
Bodas de Estanho ou Alumínio 10 anos
Bodas de Aço 11 anos
Bodas de Seda ou Linho 12 anos
Bodas de Junquilho ou Renda 13 anos
Bodas de Marfim 14 anos
Bodas de Cristal 15 anos
Bodas de Safira 16 anos
Bodas de Rosa 17 anos
Bodas de Turquesa 18 anos
Bodas de Cretone 19 anos
Bodas de Porcelana 20 anos
Bodas de Prata 25 anos
Bodas de Pérola 30 anos
Bodas de Musseline ou Coral 35 anos
Bodas de Rubi 40 anos
Bodas de Platina 45 anos
Bodas de Ouro 50 anos
Bodas de Esmeralda 55 anos
Bodas de Diamante 60 anos
Bodas de Cobre 70 anos
Bodas de Brilhante ou Alabastro 75 anos
Bodas de Carvalho 80 anos


Os convites - impressos em cartões de formato grande, duplo ou simples, conforme a elegância da cerimônia o exigir - são distribuídos com trinta dias de antecedência, para que os convidados não assumam outros compromissos. Atenção: as frases como "os noivos receberão os cumprimentos na igreja" são inteiramente indelicadas. Se a recepção é só para alguns convidados após a cerimônia na igreja, estes receberão um convite especial que deve ser colocado no envelope.

A cerimônia do casamento tradicional se mantém, com poucas variações, embora com alguns modismos. Permanece, por exemplo, a presença de duas meninas, ou de um menino, ou de um menino e uma menina, que procedem a noiva na entrada da igreja.

Na sacristia, os noivos, ao receberem os cumprimentos, colocam-se entre seus pais e avós. Os convidados devem limitar suas palavras, evitando efusões por demais cansativas. Cumprimentam-se os membros da família quando não conhecidos, com uma ligeira inclinação de cabeça.

Na recepção, os noivos ou seus pais agradecem a cada convidado os presentes ou flores recebidos, Isto não dispensa o casal de manifestar os agradecimentos por escrito, logo ao chegar da viagem de núpcias. A decoração das mesas deve ser requintada, reservando-se um lugar especial para o bolo clássico. Evitar os enfeites de noivinhos, bonequinhos ou pombinhos, de gosto mais do que duvidoso.

Uma inovação: tornou-se costume elegante convidar dois, três ou mais casais de padrinhos de cada noivo. É uma forma simpática de homenagear um maior número de familiares ou amigos.


A escolha do vestido de noiva


Xico Gonçalves



A escolha da roupa tem que respeitar o horário da cerimônia e do tipo físico de cada noiva. Para acabar com as dúvidas sobre o assunto e você não errar em um dos dias mais especiais da sua vida, confira abaixo um pequeno guia sobre o assunto.

Noiva informal ou casamento até as 16h:
Prefira vestido ou tailleur branco, pastel ou floral miúdo em tecidos leves. Brilhos estão proibidos. Os bordados podem ser em linha e pedras foscas como as pérolas.
Comprimento: curto ou longoTecidos: leves, esvoaçantes e sem brilho como cambraia de linho, laise, organdi, organza, crepe, musselina, seda, pique ou renda
Véu: curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores na cabeça, naturais ou em tecido
Buquê: pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração
Luvas: curtas, no estilo da roupa
Sapatos: de pelica forrados ou sandálias de salto alto
Acessórios: jóias de ouro ou pérolas


Noiva semiformal ou casamentos das 16 às 20h:
Vestido branco, marfim ou estampado longo ou semilongo (mimolet) com saia armada ou justa. Toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, organza, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero.
Comprimento: longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta
Véu: curto ou longo, arranjo em composição de flores brancas, diadema de pérolas, casquete, mantilha ou chapéu de aba larga (até as 18 h)
Buquê: redondo ou em braçada, de flores naturais brancas combinando ou não com a grinalda
Luvas: curtas ou semilongas
Sapatos: de pelica ou forrados no tecido
Acessórios: jóias de família ou discretas


Noiva formal ou casamentos a partir das 20h:
Vestido longo branco ou marfim, modelo justo ou com saias armadas, em tecidos como o tafetá, veludo, crepe, renda, seda adamascada, cetim, tule, gazar, organzas e outros tecidos preciosos. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário.
Comprimento: longo com cauda de até três metros
Véu: longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça
Buquê: em braçadas e cascatas, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido
Luvas: longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas
Sapatos: forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca
Acessórios: jóias de família ou bem discretas


Redação Terra

Mães/Madrinhas e Pais/Padrinhos

São aqueles que vão testemunhar e abençoar o casal nesse dia tão importante, também são aqueles que mais vão aparecer em foto e filmagem, portanto precisam estar nos "trinques".
Se possível marque uma reunião de padrinhos para acertar os detalhes.
Em nossa seção dicas você encontrará mais informações a respeito.
MÃES E MADRINHAS

Há quem diz que a noiva pode tudo no dia do casamento, inclusive decidir as roupas de todos, mas sejamos razoáveis, você pode e deve dar sugestões e até ajudar as madrinhas na escolha das roupas, mas procure não ser autoritária, afinal ninguém gosta disso. O ideal é definir o comprimento dos vestidos, e combinarem que cor cada uma vai usar, e quais tons serão de exclusividade da noiva, assim ninguém corre o risco de ir com roupa igual ou parecida, é muito constrangedor. Se preferir também pode padronizar todas as madrinhas com o mesmo tom, ou até o mesmo modelo de vestido.


Casamentos pela manhã - por ser mais informal, pode-se usar um taillers, ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete, mas caso as madrinhas queriam usar um vestido longo, escolher tecidos leves tais como o crepe.

Cores: claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmon, azul, lilás, verde, etc são boas pedidas. Miçanga e cetim são permitidas um vez que bem mescladas com tecidos leves como o crepe. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos.

Se for ao ar livre pode-se usar chapéus mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evitá-lo. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.

Casamentos à tarde - pode ser o mesmo estilo usado pela manhã, sendo que os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento mais longo, também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves.

Cores: mais quentes e também escuras tais como vinho, verde musgo, azul, roxo, porém, sem exageros de brilhos e formas.

Casamento à noite - os vestidos podem ser longos, com brilho discreto (a noiva é quem deve aparecer), os tons devem ser mais fortes, também podem optar por tecidos mais nobres. Já à noite, é permitido o uso de vestidos mais sofisticados em tecidos variados com pedrarias e acessórios em strass.
Cores: fortes tais como vinho, verde musgo, marinho, roxo, que podem ser combinadas com o prata ou dourado. E procure evitar o preto para as madrinhas, ele somente deverá ser usado se trabalhado com vidrilhos, miçangas ou detalhes que destaquem o vestido, afinal é um casamento!

Dica para qualquer horário
Aposte em: sapatos que agüentam horas e horas em pé; jóias, sem excesso; bolsas pequenas; vestidos, e vestidos + paletó; estolas e xales na cor do vestido, tecidos como tafetá, cetim, renda, shantung e georgette.

Evite: roupas pretas, champagnhe ou brancas; calças compridas; roupas muito curtas; alcinhas fendas e decotes pronunciados sem paletós ou xales por cima; saia + blusa ou chemisier esportivo; vestido com cauda.


PAIS E PADRINHOS

Pais e padrinhos podem usar o mesmo traje do noivo ou seguir o mesmo estilo.
O importante é estarem em harmonia

Casamento pela manhã e à tarde - em casamentos informais pela manhã ou à tarde os pais e padrinhos podem usar um terno ou meio fraque, para dar um toque especial a gravata dos pais podem ser em tom diferente dos padrinhos.
Casamento à noite - à noite exige maior sofisticação, e o traje mais comum é o fraque para os pais e padrinhos, porém o meio fraque também pode ser usado, aqui mais uma vez o importante é a harmonia.

Damas e Pajens

Não podemos negar que as crianças dão um toque especial a cerimônia de casamento, eles tem uma beleza natural e às vezes chegam até a "roubar a cena".
Abaixo algumas dicas para deixar esse anjinhos ainda mais belos.
DAMAS
Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo de seu vestido, outras vestem de acordo com a decoração do ambiente, em casamentos ao ar livre por exemplo, um vestido com estampa floral bem discreta fica lindo. Seja qual for a sua escolha, lembre-se que se for ter mais de uma dama, o ideal é que estejam vestidas iguais, ou pelo menos que com o mesmo estilo.
Se for alugar ou mandar fazer o vestido da daminha peça para a costureira deixar um pouco mais de barra, principalmente se estiver fazendo com antecedência, pois as crianças crescem muito rápido.

PAJENS
Geralmente o pajem usa um dinner no mesmo tom da roupa do noivo, ou se você preferir ele pode usar o mesmo traje do noivo, ou ainda pode estar combinando com os pais e padrinhos. Lembre-se de deixar barra para aumentar caso seja necessário.

 
 
 
 
 


 Informações sobre comportamento no trabalho.
 
Casamento,
Noivas,
madrinhas,

Internet, as dúvidas mais comuns.

 Festas especiais,
Natal
e
outras.


   
Copyright © 2009 MIKO OU MOUSE
All right reserved